HERANÇA
A Quinta
Um legado que atravessa
gerações, preservando
memórias e tradições
Além de ser um refúgio natural, a Casa de Calhariz é rica em história, com vestígios que remontam à ocupação Fenícia e Romana. Ao percorrer a propriedade, é possível observar os sinais do passado, que fazem parte da sua identidade única.
COUDELARIA
Puro Sangue Lusitano
A coudelaria da Casa de Calhariz está inscrita na Raça de Puro Sangue Lusitano, uma das mais antigas e prestigiadas do mundo. A nossa eguada é composta por cavalos criteriosamente selecionados, com o objetivo de preservar a pureza do sangue e as características únicas que definem o Puro Sangue Lusitano. Este cavalo é conhecido pela sua combinação de força, agilidade, e elegância, o que o torna ideal para diversas modalidades equestres.
A raça Lusitana destaca-se não só no toureio, onde a sua destreza é incontestável, mas também na equitação clássica, que exige uma grande relação entre cavalo e cavaleiro. Além disso, os cavalos da nossa coudelaria têm se destacado em várias disciplinas equestres federadas, como dressage, obstáculos, atrelagem e, especialmente, na equitação de trabalho – uma modalidade que reflete as habilidades naturais e a inteligência dos cavalos Lusitanos no trabalho diário no campo.
A nossa dedicação à preservação e melhoria desta raça faz com que, cada cavalo da nossa coudelaria seja um exemplo perfeito do que de melhor o Puro Sangue Lusitano tem para oferecer.



A gestão, exploração e conservação
de uma floresta protegida
Os espaços florestais da Quinta do Calhariz ocupam 330 hectares, e incluem algumas das espécies florestais mais representativas da floresta portuguesa.
A Quinta do Calhariz, como parte integrante do Parque Natural da Serra da Arrábida, alberga uma vasta área de formações vegetais arbustivas dominadas pelas espécies mais representativas da flora da Arrábida, incluindo o lentisco, a aroeira, o carrasco, o rosmaninho, o alecrim, a estevinha, o tomilho, o medronheiro e a urze. Nos espaços naturais da Quinta do Calhariz é também possível observar mais de 150 espécies animais autóctones.

Nascido na
Península de Setúbal
Na atividade agrícola, a cultura mais importante é a vinha, que ocupa uma área de 22,5 hectares, e à qual está associada a produção de vinho de qualidade com a marca “Casa do Calhariz”. O vinho da Casa do Calhariz é produzido com as castas tintas Aragonêz e Syrah.
Após a vindima as uvas são recolhidas pela empresa José Maria da Fonseca que produz e engarrafa o vinho da Casa de Calhariz.
O nosso vinho encontra-se disponível para compra exclusiva na própria herdade.

Criação de gado
A atividade pecuária, para além da criação de puro-sangue Lusitano, reparte-se ainda na criação de bovinos Mertolengos, uma raça autóctone do Sul de Portugal, produtora de carne de excelência, e conhecida pela sua rusticidade e adaptação aos ecossistemas mediterrânicos. A vacada Mertolenga da Casa de Calhariz, é composta por cerca de 40 vacas, inscritas no Livro Genealógico da Raça Mertolenga, sendo cruzadas com outros três animais de raça Limousine. Na herdade existe ainda uma vacada de cerca de 30 vacas de raça Charolesa, que pasta em cercados separados da restante vacada de Mertolenga. Mais recentemente, começámos também a fazer criação de uma terceira raça bovina, Angus, devido à sua qualidade superior.
Todo o gado da Casa de Calhariz pasta em cercados vedados, de pasto natural, onde os bovinos podem andar em liberdade. Alimentados apenas em parte com ração, os bovinos da herdade são, reconhecidamente, de qualidade superior e a sua carne uma iguaria.